Forumúsica: O Instrumento Musical Ideal - Forumúsica

Jump to content

• (6 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

O Instrumento Musical Ideal O que é um instrumento? Rate Topic: -----

#11 User is offline   {the_crow} 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 18 July 2008 - 12:27

o instrumento ideal é aquele que toca tudo o que nos vai na ialma! biggrin.gif

View PostAnesthetize, on Sep 25 2009, 20:53, said:

Arranja-me dessas drogas, crow. Dava-me jeito para escrever umas letras.

View Postpipes, on Dec 11 2009, 19:04, said:

Pah, não é lixo, já comi pior a pagar!

SOME GENTLE DAWN at MySpace

#12 User is offline   PCanas 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 18 July 2008 - 12:33

QUOTE(Signore Lithium^^ @ Jul 17 2008, 20:18) <{POST_SNAPBACK}>
(...)
Acho que não é uma questão de se dizer "olha, agora vamos inventar instrumentos". Acho que se os instrumentos actuais servem para a música actual, não faz sentido inventar mais....

Just my opinion smile.gif

A questão é: qual é a música actual? Isto é, há 300 anos atrás a música actual era a "música clássica" e nem se pensava em baterias e guitarras para tocar Jazz, que era a música actual há 80 anos atrás praí; e mesmo nessa altura nem se pensava em synths e coisas como rock, metal, funk, bossa, electro and many many more, que é a música 'actual' de hoje em dia; e hoje em dia nem se pensa qual será a música/instrumento actual de amanhã...percebes onde quero chegar?

QUOTE(... f i ... @ Jul 18 2008, 10:56) <{POST_SNAPBACK}>
(...)

um instrumento giro tb é aquela espécie de tambor feito com garrafas de gás... não me lembro do nome.

(...)

Hang Drum, talvez?
A "versão" com bilhas de gás é, por assim dizer, a versão dos pobres biggrin.gif tongue.gif

#13 User is offline   Aliceag 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 18 July 2008 - 18:11

QUOTE(... f i ... @ Jul 18 2008, 10:56) <{POST_SNAPBACK}>
mas o que estava a pensar mesmo era por-me a dançar e o instrumento conseguir captar as minhas emoções na dança e fazer sons que as traduzissem.. ou algo assim.

Fi, dentro disso a Tommie Hahn já anda a fazer essas coisas. Podes ver aqui coisas sobre ela. Ela usa sensores para monitorizarem o seu corpo enquanto dança e a música vai sendo criada. A certa altura ela já não sabe se está a criar a música que dança, ou se está a dançar a música que cria...

- Mas eu canto mal?
- O lá entoado por si faz dó.

#14 User is offline   Signore Lithium^^ 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 23 July 2008 - 10:57

QUOTE(PCanas @ Jul 18 2008, 12:33) <{POST_SNAPBACK}>
QUOTE(Signore Lithium^^ @ Jul 17 2008, 20:18) <{POST_SNAPBACK}>
(...)
Acho que não é uma questão de se dizer "olha, agora vamos inventar instrumentos". Acho que se os instrumentos actuais servem para a música actual, não faz sentido inventar mais....

Just my opinion smile.gif

A questão é: qual é a música actual? Isto é, há 300 anos atrás a música actual era a "música clássica" e nem se pensava em baterias e guitarras para tocar Jazz, que era a música actual há 80 anos atrás praí; e mesmo nessa altura nem se pensava em synths e coisas como rock, metal, funk, bossa, electro and many many more, que é a música 'actual' de hoje em dia; e hoje em dia nem se pensa qual será a música/instrumento actual de amanhã...percebes onde quero chegar?

A música actual é a música que é feita hoje. Se eu quiser compôr agora para um instrumento que tenha certas características que nenhum outro instrumento tenha, e se a minha obra for famosa, vai haver quem invente esse instrumento, ou posso inventá-lo eu mesmo....

Precisamente por isso é que concordo com a tua frase "e hoje em dia nem se pensa qual será a música/instrumento actual de amanhã". Não faz sentido pensarmos num instrumento do futuro que não servirá de nada ainda....

#15 User is offline   PCanas 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 23 July 2008 - 12:09

QUOTE(Signore Lithium^^ @ Jul 23 2008, 10:57) <{POST_SNAPBACK}>
(...)

A música actual é a música que é feita hoje. Se eu quiser compôr agora para um instrumento que tenha certas características que nenhum outro instrumento tenha, e se a minha obra for famosa, vai haver quem invente esse instrumento, ou posso inventá-lo eu mesmo....

Precisamente por isso é que concordo com a tua frase "e hoje em dia nem se pensa qual será a música/instrumento actual de amanhã". Não faz sentido pensarmos num instrumento do futuro que não servirá de nada ainda....

Essa frase fez-me pensar neste "dilema": fazemos música nova para aparecerem instrumentos novos ou fazemos instrumentos novos para aparecerem músicas novas? Uma espécie de "o que veio primeiro, o ovo ou a galinha?".

Ou serão as duas hipóteses?

#16 User is offline   Aliceag 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 23 July 2008 - 17:10

fazemos música nova para aparecerem instrumentos novos ou fazemos instrumentos novos para aparecerem músicas novas?

As duas coisas. Quando aparece um instrumento novo, compomos tentando optimizar e potenciar esse instrumento. Vemos o que dá para fazer com ele e de que forma podemos tirar o melhor partido dele. Neste caso, o instrumento nasce e o compositor tenta fruir dele. A questão é que a certa altura o compositor/executante pode sentir que quer ir mais além e pensa "olha lá, este instrumento não dava para ter mais uma oitava?" ou "isto não dava para ser mais sensível na dinâmica?" e então por necessidade de expressão musical, o instrumento é repensado e reconstruído.

Vejam o que aconteceu com o piano. Foi sucessivamente sendo melhorado, aumentado, revisto...

Portanto, é um misto. Compõe-se porque existe instrumento X. E Cria-se ou modifica-se instrumento X porque há necessidade de expressar musicalmente conceitos que o instrumento, devido aos seus limites físicos, é incapaz de dar.

Uma coisa que eu sempre desejei foi ter a possibilidade de tocar no continuum, sem grandes ondas. um teclado não me permitia isso: dividia-me o som sempre em pedacinhos discretos. O haken continuum devidamente programado é uma solução excelente. Imagina que eu programo a fita inteira para ter só extensão de uma oitava mas ter o maior número de intervalos possível. A quantidade de microsonzinhos que não farei!... rolleyes.gif
- Mas eu canto mal?
- O lá entoado por si faz dó.

#17 User is offline   Signore Lithium^^ 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 23 July 2008 - 18:44

QUOTE(PCanas @ Jul 23 2008, 12:09) <{POST_SNAPBACK}>
QUOTE(Signore Lithium^^ @ Jul 23 2008, 10:57) <{POST_SNAPBACK}>
(...)

Essa frase fez-me pensar neste "dilema": fazemos música nova para aparecerem instrumentos novos ou fazemos instrumentos novos para aparecerem músicas novas? Uma espécie de "o que veio primeiro, o ovo ou a galinha?".

Ou serão as duas hipóteses?

Tal como disse a Aliceag, serão as duas coisas, a meu ver....

#18 User is offline   Pai da Gina 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 24 July 2008 - 22:54

Para mim...piano.

#19 User is offline   cryo 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 25 July 2008 - 00:03

o instrumento ideal era aquele que não precisavamos de tocar, apenas pensar e que tinha exactamente "aquele" som. smile.gif Impossivel.
Rock!
o meu space
o meu facebook
o meu flickr

View PostNunoMAg, on May 29 2010, 19:20, said:

.. todos são capazes de meter a piça numa gaja, mas daí até dar uma boa foda.. vai alguma distância....

#20 User is offline   Anterix 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 25 July 2008 - 11:46

QUOTE(cryo @ Jul 24 2008, 23:03) <{POST_SNAPBACK}>
o instrumento ideal era aquele que não precisavamos de tocar, apenas pensar e que tinha exactamente "aquele" som. smile.gif Impossivel.

Um instrumento que fizesse exactamente o que estamos a pensar podia não soar bem a muita gente... humm.gif Mas com reverb ficará bom... biggrin.gif

This post has been edited by Anterix: 25 July 2008 - 11:48

Ainda há muita coisa nova para fazer em Sib Maior.

Fica melhor nos sopros e Dó já está um bocado gasto

www.anteroavila.com

Share this topic:

• (6 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic