O Instrumento Musical Ideal O que é um instrumento?
Posted 18 July 2008 - 12:27
Anesthetize, on Sep 25 2009, 20:53, said:
pipes, on Dec 11 2009, 19:04, said:
SOME GENTLE DAWN at MySpace
Posted 18 July 2008 - 12:33
Acho que não é uma questão de se dizer "olha, agora vamos inventar instrumentos". Acho que se os instrumentos actuais servem para a música actual, não faz sentido inventar mais....
Just my opinion
A questão é: qual é a música actual? Isto é, há 300 anos atrás a música actual era a "música clássica" e nem se pensava em baterias e guitarras para tocar Jazz, que era a música actual há 80 anos atrás praí; e mesmo nessa altura nem se pensava em synths e coisas como rock, metal, funk, bossa, electro and many many more, que é a música 'actual' de hoje em dia; e hoje em dia nem se pensa qual será a música/instrumento actual de amanhã...percebes onde quero chegar?
um instrumento giro tb é aquela espécie de tambor feito com garrafas de gás... não me lembro do nome.
(...)
Hang Drum, talvez?
A "versão" com bilhas de gás é, por assim dizer, a versão dos pobres
Posted 18 July 2008 - 18:11
Fi, dentro disso a Tommie Hahn já anda a fazer essas coisas. Podes ver aqui coisas sobre ela. Ela usa sensores para monitorizarem o seu corpo enquanto dança e a música vai sendo criada. A certa altura ela já não sabe se está a criar a música que dança, ou se está a dançar a música que cria...
- O lá entoado por si faz dó.
Posted 23 July 2008 - 10:57
Acho que não é uma questão de se dizer "olha, agora vamos inventar instrumentos". Acho que se os instrumentos actuais servem para a música actual, não faz sentido inventar mais....
Just my opinion
A questão é: qual é a música actual? Isto é, há 300 anos atrás a música actual era a "música clássica" e nem se pensava em baterias e guitarras para tocar Jazz, que era a música actual há 80 anos atrás praí; e mesmo nessa altura nem se pensava em synths e coisas como rock, metal, funk, bossa, electro and many many more, que é a música 'actual' de hoje em dia; e hoje em dia nem se pensa qual será a música/instrumento actual de amanhã...percebes onde quero chegar?
A música actual é a música que é feita hoje. Se eu quiser compôr agora para um instrumento que tenha certas características que nenhum outro instrumento tenha, e se a minha obra for famosa, vai haver quem invente esse instrumento, ou posso inventá-lo eu mesmo....
Precisamente por isso é que concordo com a tua frase "e hoje em dia nem se pensa qual será a música/instrumento actual de amanhã". Não faz sentido pensarmos num instrumento do futuro que não servirá de nada ainda....
Posted 23 July 2008 - 12:09
A música actual é a música que é feita hoje. Se eu quiser compôr agora para um instrumento que tenha certas características que nenhum outro instrumento tenha, e se a minha obra for famosa, vai haver quem invente esse instrumento, ou posso inventá-lo eu mesmo....
Precisamente por isso é que concordo com a tua frase "e hoje em dia nem se pensa qual será a música/instrumento actual de amanhã". Não faz sentido pensarmos num instrumento do futuro que não servirá de nada ainda....
Essa frase fez-me pensar neste "dilema": fazemos música nova para aparecerem instrumentos novos ou fazemos instrumentos novos para aparecerem músicas novas? Uma espécie de "o que veio primeiro, o ovo ou a galinha?".
Ou serão as duas hipóteses?
Posted 23 July 2008 - 17:10
As duas coisas. Quando aparece um instrumento novo, compomos tentando optimizar e potenciar esse instrumento. Vemos o que dá para fazer com ele e de que forma podemos tirar o melhor partido dele. Neste caso, o instrumento nasce e o compositor tenta fruir dele. A questão é que a certa altura o compositor/executante pode sentir que quer ir mais além e pensa "olha lá, este instrumento não dava para ter mais uma oitava?" ou "isto não dava para ser mais sensível na dinâmica?" e então por necessidade de expressão musical, o instrumento é repensado e reconstruído.
Vejam o que aconteceu com o piano. Foi sucessivamente sendo melhorado, aumentado, revisto...
Portanto, é um misto. Compõe-se porque existe instrumento X. E Cria-se ou modifica-se instrumento X porque há necessidade de expressar musicalmente conceitos que o instrumento, devido aos seus limites físicos, é incapaz de dar.
Uma coisa que eu sempre desejei foi ter a possibilidade de tocar no continuum, sem grandes ondas. um teclado não me permitia isso: dividia-me o som sempre em pedacinhos discretos. O haken continuum devidamente programado é uma solução excelente. Imagina que eu programo a fita inteira para ter só extensão de uma oitava mas ter o maior número de intervalos possível. A quantidade de microsonzinhos que não farei!...
- O lá entoado por si faz dó.
Posted 23 July 2008 - 18:44
Essa frase fez-me pensar neste "dilema": fazemos música nova para aparecerem instrumentos novos ou fazemos instrumentos novos para aparecerem músicas novas? Uma espécie de "o que veio primeiro, o ovo ou a galinha?".
Ou serão as duas hipóteses?
Tal como disse a Aliceag, serão as duas coisas, a meu ver....
Posted 25 July 2008 - 00:03
o meu space
o meu facebook
o meu flickr
NunoMAg, on May 29 2010, 19:20, said:
Posted 25 July 2008 - 11:46
Um instrumento que fizesse exactamente o que estamos a pensar podia não soar bem a muita gente...
This post has been edited by Anterix: 25 July 2008 - 11:48
Fica melhor nos sopros e Dó já está um bocado gasto
www.anteroavila.com

Help

MultiQuote