joaocardoso claro que ninguem segue as regras na prática, aí é que tá a piada!

A música evolui graças a essas regras serem esquecidas, pelo menos eu vejo assim
essa escala penta que apresentas te ai é a de sol,certo?? é essa a escala penta mais importante?? é k por varios sites k passei, esta sempre a escala penta de sol....
Acho que ainda nao percebeste bem a diferença entre escala e tonalidade.. é assim: essa escala pentatónica que aí tens pode até ser de sol, mas se fosse de sol# a unica diferença no desenho seria que subias mais um trasto, nada mais!
O desenho da escala não se altera, apenas avança para cima ou para baixo do braço, e é isso que define a tonalidade.
Já agora ó Luis acho que tas a complicar um pouco com a história dos desenhos dos modos, eu vejo de uma forma muito mais simples:
Supondo que estamos em C e queremos tocar todos os modos maiores de C, basta fazer algumas contas, que facilmente se decoram(acho que bem mais facilmente que os desenhos dos modos mas deixo isso ao critério de cada um

).
Ora é o seguinte:
C Jónico -> C maior
C Dórico -> Bb Maior (descem um tom)
C Frígio -> Ab Maior (descem dois tons)
C Lídio -> G Maior (sobem uma quinta/descem uma quarta)
C Mixolídio -> F Maior(sobem uma quarta/descem uma quinta)
C Aeólio -> Eb Maior (sobem uma terceira menor)
C Lócrio -> C# Maior (sobem meio tom)
Passo agora a explicar o porquê dos cálculos:
Se repararem, e usando o modo dórico, C é o segundo grau de Bb Maior(Bb C D Eb F G A), logo se tocar-mos Cmin7 acompanhado de Bb Maior, tamos no modo dórico.
Vão ver que em todos os outros modos, a tónica(Dó) vai ser sempre o grau do modo correspondente na respectiva escala maior(lol sei que esta ultima parte não foi bem explicada mas pronto

).
Para interiorizar os modos, fui ouvindo e tentando perceber as nuances de cada um, e depois tornou-se muito mais facil de identificar e de improvisar em cada modo, isto sem meter mais formas pa complicar.
Espero ter ajudado
This post has been edited by hexed: 22 February 2004 - 19:09