Forumúsica: Identificar as notas no braço da guitarra - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Identificar as notas no braço da guitarra Rate Topic: -----

#1 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 07 September 2010 - 14:34

Olá,

O meu instrumento principal é o piano, e estou por isso habituado a ter as notas todas à frente, facilmente identificáveis. Não saber exactamente o que estou a tocar, principalmente nas cordas mais agudas da guitarra, é um problema porque não posso usar os conhecimentos teóricos que tenho do piano e acabo a tocar às cegas, isto porque nunca estudei fingerings de escala com muito afinco (aprendi os 5 da pentatónica ultimamente).

Honestamente, nunca pensei que fosse possível (para mim ou para guitarristas ainda básicos) identificar todas as notas.

No outro dia, deparei-me com isto e isto. Fiquei entusiasmado e segui as instruções. Estou agora na 4ª corda (Ré) e a minha percepção das notas que estou a tocar nas três cordas mais graves estás bastante melhor. Com mais prática, espero conseguir ver o braço como a imagem que está no blog. Uma coisa engraçada é que nunca tinha interiorizado que o braço se repete a partir do 12º trasto. É óbvio, e eu sabia que podia tocar mais do que uma oitava em qualquer corda, mas nunca tinha visto as coisas desta forma.

Abri este tópico para vos perguntar se sabem exactamente que notas estão a tocar quando solam, por exemplo, ou se se baseiam em fingerings. Se conseguem identificar todas as notas, estão à vontade para dar dicas para aprender. Se conseguisse tocar os voicings que quisesse seria bem mais interessante tocar guitarra. Torna-se um pouco aborrecido estar a decorar posições para tudo e mais alguma coisa.

Alguém quer partilhar experiências?

Obrigado. :)

This post has been edited by pudim: 07 September 2010 - 14:35

#2 User is offline   guitarpro 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 07 September 2010 - 15:18

É por isso que a maior parte dos guitarristas não sabe tocar o que está numa pauta pq é preciso 2 passos: 1 saber o solfejo outro saber as notas no braço da guitarra.
A guitarra, é um instrumento muito facilitador para aprender a tocar, mas tem essa grave "vantagem" ou seja quem aprende vicia-se nos chamados desenhos que são imaginários ou "caixas" e torna-se preguiçoso para sair das mesmas.
No piano a cena é completamente diferente mas também as teclas são diferentes o que se torna mais facil para decorar as notas,na guitarra o braço é todo igual visualmente por isso é mais chato e a afinação das cordas em 4ªs P tambem baralha um pouco as coisas,por isso 1 conselho estuda os 1ºs 5 trastes( já sabes que do 13º ao 17º são as mesmas notas;o 12º são as notas como se fossem as cordas soltas)e vais avançando aos poucos.
Outro conselho é aprenderes a escala de dó maior a começar na 5ª corda traste 3 e aprenderes em 2 oitavas, já ficas com uma noção de onde estão as notas naturais(brancas)como se fosse um piano e depois as outras é só avançares ou regredires 1 traste.

Cumprimentos

#3 User is offline   cryo 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 07 September 2010 - 15:36

Eu ganhei noção das notas com o tempo por causa das oitavas... isto tudo sozinho porque teoria musical quando comecei estava bem perto de zero.
Rock!
o meu space
o meu facebook
o meu flickr

View PostNunoMAg, on May 29 2010, 19:20, said:

.. todos são capazes de meter a piça numa gaja, mas daí até dar uma boa foda.. vai alguma distância....

#4 User is offline   King Nothing 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 07 September 2010 - 15:46

eu acho que o facto de tocares piano te abre um porta enorme no mundo da guitarra.
eu acho que se nunca tivesses tocado piano não tinhas essa dúvida. eu quando tou a tocar não sei bem as notas. sei o contexto. sei onde tenho de ir para soar mais agudo e para soar mais grave, mas ainda toco muito pouco quando me ponho a pensar em teoria e naquilo que amigos meus sabem por perceberem de teoria.

#5 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 07 September 2010 - 16:51

View Postguitarpro, on 07 September 2010 - 15:18, said:

(...) estuda os 1ºs 5 trastes( já sabes que do 13º ao 17º são as mesmas notas;o 12º são as notas como se fossem as cordas soltas)e vais avançando aos poucos.
Outro conselho é aprenderes a escala de dó maior a começar na 5ª corda traste 3 e aprenderes em 2 oitavas, já ficas com uma noção de onde estão as notas naturais(brancas)como se fosse um piano e depois as outras é só avançares ou regredires 1 traste.

Obrigado pelas dicas. Por enquanto estou a seguir com a ideia no blog de estudar os primeiros 12, uma corda por semana. Daqui a 3 semanas devo ter acabado; espero que não sejam trastos as mais.

View PostKing Nothing, on 07 September 2010 - 15:46, said:

eu acho que o facto de tocares piano te abre um porta enorme no mundo da guitarra.
eu acho que se nunca tivesses tocado piano não tinhas essa dúvida. eu quando tou a tocar não sei bem as notas. sei o contexto. sei onde tenho de ir para soar mais agudo e para soar mais grave, mas ainda toco muito pouco quando me ponho a pensar em teoria e naquilo que amigos meus sabem por perceberem de teoria.

Tens razão, mas também desmotiva. Percebo isso do contexto e de soar mais ou menos agudo, mas, por exemplo, às vezes estou a tocar uma melodia simples e falho uma nota que no piano não falharia porque não estou bem a ver que nota é no braço, ou engano-me a passar de uma corda para a outra.

Obrigado pelas respostas. ;)

#6 User is offline   fantasjcmr 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 08 September 2010 - 03:12

heh

#7 User is offline   ren._.san 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Newbies

Posted 14 September 2010 - 10:56

Há um exercico que te obriga a conhecer todas as notas do braço da guitarra.
O objectivo é decorar a mesma nota nas seis cordas.
Começas por pôr o metronomo lento e para cada beat tocas uma nota. É importante nao ter medo de errar, mas se errares nao pares, continua.

Por exemplo: Metes o metronomo a 80bpms e escolhes tocar todos os "Do".
Começas na 6º corda e vais até à 1º. Um "Do" por corda.

Quando souberes todos os "Do" descobre todos os "Re". A assim para a frente. Foca-te primeiro nas notas naturais ;)

Espero ter-me explicado bem. lol

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users