Forumúsica: Software para remover guitarra e voz das músicas ? - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Software para remover guitarra e voz das músicas ? O que há por aí ? Quem conhece ? ??

#1 User is offline   Nónio 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 03 September 2010 - 20:50

Olá pessoal.

Que software conhecem para retirar as guitarras das músicas ( se é que tal existe ) ?

Como para Karaoke há para aí "n" programas a retirar a voz, eu estou a supor que também há para eliminar a guitarra.

Caso exista, por favor recomendem-me os vossos preferidos.

Obrigado

#2 User is offline   klash 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 03 September 2010 - 22:33

Eu quase que consegui fazer backing tracks a partir das músicas originais :newman:
Uso/ava o Audacity, e usava um método semelhante com aquele para remover a voz.
No entanto, só conseguia tirar o som da guitarra ritmo, os solos permaneciam sempre...
SoundClick
Youtube
Vendo Marshall PowerBrake

#3 User is offline   ricardo_sousa11 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 03 September 2010 - 23:10

o Virtua Dj penso que tem 1 coisinha que da para fazer isso , se bem que tira 1 pouco da bateria..

#4 User is offline   fantasjcmr 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 04 September 2010 - 00:30

ainda não existe software capaz de fazer tal coisa na perfeição , tens muitos mas depende das musicas que querias mas tira sempre coisas a mais voz graves ou não tira a voz e tira os agudos , é muito difícil conseguires !

visita!

#5 User is online   Jota SA 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 30 September 2010 - 05:52

Acho que no karaoke não retiram a voz às músicas...
"To mix music you need good speakers, like Gandhi or Martin Luther King!"

#6 User is offline   Nónio 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 September 2010 - 07:02

Achas mal ...
http://en.softonic.c...e-vocal-remover

This post has been edited by Nónio: 30 September 2010 - 07:03

#7 User is offline   resolectric 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 September 2010 - 10:28

Geralmente o que os programas de "remoção de voz" fazem é eliminar o conteúdo do centro de uma gravação estereofónica através de processamento de fase e equalização.

O processo consiste em seleccionar o espectro de frequências da voz, inverter a fase de um dos canais nessa gama de frequências e somar os dois canais.
O resultado é que essa parte do espectro sonoro desaparece.

Quando isto é feito sem um controlo cuidadoso de quais as frequências a eliminar (as da voz, geralmente) o que acontece é que tudo o que está no centro, ou seja, tudo o que se ouve sem diferença entre o canal esquerdo e o canal direito, desaparece também.
Isto significa que na maior parte dos casos os Bombos e os Baixos também desaparecem. Daí que seja importante seleccionar bem, com equalização, as frequências que se pretendem eliminar.

Esses processos para eliminar Voz também costumam deixar vestígios da Voz quando esta foi gravada com algum processamento em Stereo, como Reverb ou Delay. Nesses casos desaparece a voz "seca" e fica todo o Reverb ou Delay que tinha sido aplicado.

Para eliminar uma guitarra (on topic) não vai ser possível obter bons resultados a não ser que o som da mesma esteja no centro. Se estiver um pouco para "o lado" só estou a ver o recurso à equalização, e esse é pouco eficaz para eliminar sons complexos.

EDIT: também podes recorrer a um editor de som com visualização espectral e procurar o espectro sonoro da guitarra, eliminando-o. É muito trabalhoso mas pode ser feito, desde que o som da guitarra a eliminar seja evidente e se destaque o suficiente do resto dos sons que compõem essa música.

This post has been edited by resolectric: 30 September 2010 - 10:30

#8 User is offline   Nikopol 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 September 2010 - 10:32

View Postresolectric, on 30 September 2010 - 10:28, said:

Geralmente o que os programas de "remoção de voz" fazem é eliminar o conteúdo do centro de uma gravação estereofónica através de processamento de fase e equalização.

O processo consiste em seleccionar o espectro de frequências da voz, inverter a fase de um dos canais nessa gama de frequências e somar os dois canais.
O resultado é que essa parte do espectro sonoro desaparece.

Quando isto é feito sem um controlo cuidadoso de quais as frequências a eliminar (as da voz, geralmente) o que acontece é que tudo o que está no centro, ou seja, tudo o que se ouve sem diferença entre o canal esquerdo e o canal direito, desaparece também.
Isto significa que na maior parte dos casos os Bombos e os Baixos também desaparecem. Daí que seja importante seleccionar bem, com equalização, as frequências que se pretendem eliminar.

Esses processos para eliminar Voz também costumam deixar vestígios da Voz quando esta foi gravada com algum processamento em Stereo, como Reverb ou Delay. Nesses casos desaparece a voz "seca" e fica todo o Reverb ou Delay que tinha sido aplicado.

Para eliminar uma guitarra (on topic) não vai ser possível obter bons resultados a não ser que o som da mesma esteja no centro. Se estiver um pouco para "o lado" só estou a ver o recurso à equalização, e esse é pouco eficaz para eliminar sons complexos.

EDIT: também podes recorrer a um editor de som com visualização espectral e procurar o espectro sonoro da guitarra, eliminando-o. É muito trabalhoso mas pode ser feito, desde que o som da guitarra a eliminar seja evidente e se destaque o suficiente do resto dos sons que compõem essa música.

Precisamente. Estava-me a preparar para escrever isto mas o chefe Resoelectric não falhou.

#9 User is offline   resolectric 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 September 2010 - 10:41

View PostNikopol, on 30 September 2010 - 10:32, said:

...
Precisamente. Estava-me a preparar para escrever isto mas o chefe Resoelectric não falhou.

Sem "e" :D

(é o modelo da minha guitarra principal) ;)

Mas acrescenta detalhes. É um tópico interessante.
E sugere software, se tiveres algumas boas ideias.
Eu, para este tipo de trabalhos de "editing" uso o Adobe Audition desde sempre. Nunca usei outro e sei que existem vários. Só não faço é a mínima ideia de qual será o melhor (se houver melhor).

EDIT: só agora é que li a parte do "chefe"! :D
Então é sem "e" e sem "chefe"!
eheheheheheh

This post has been edited by resolectric: 30 September 2010 - 10:44

#10 User is offline   Nikopol 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 September 2010 - 11:50

É isso. Cheguei a usar várias veres um vst chamado Vocal Remover que fazia justamente isso. E achava curioso como a tarola, o bombo e os graves desapareciam. Outro factor curioso, é que dá perfeitamente para notar quando as vozes estão mais encharcadas com reverb, por desaparece normalmente o sinal dry e fica só parte do reverb que é em stereo a flutuar.

Quanto a tentar filtrar as guitarras, parece-me altamente complicado sem destruir completamente o que está por trás. Se se aplicar o processo inverso ao do vocal remover não sobrará praticamente nada.

A minha sugestão é pegar numa tab em guitar pro sacada da net, sacar o midi e passar isso num vsti de bateria e baixo no reaper ou algo do estilo. Com mais ou menos dinheiro no vsti já se fica com uma backing track excelente (definitivamente melhor do que estar a tentar filtrar as guitarras).

Ah, e se tentarem usar o Vocal Remover numa música de Beach Boys, não vai dar em nada. :psycho2:

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users