Software para remover guitarra e voz das músicas ? O que há por aí ? Quem conhece ? ??
Posted 03 September 2010 - 20:50
Que software conhecem para retirar as guitarras das músicas ( se é que tal existe ) ?
Como para Karaoke há para aí "n" programas a retirar a voz, eu estou a supor que também há para eliminar a guitarra.
Caso exista, por favor recomendem-me os vossos preferidos.
Obrigado
Posted 03 September 2010 - 22:33
Uso/ava o Audacity, e usava um método semelhante com aquele para remover a voz.
No entanto, só conseguia tirar o som da guitarra ritmo, os solos permaneciam sempre...
Posted 30 September 2010 - 07:02
http://en.softonic.c...e-vocal-remover
This post has been edited by Nónio: 30 September 2010 - 07:03
Posted 30 September 2010 - 10:28
O processo consiste em seleccionar o espectro de frequências da voz, inverter a fase de um dos canais nessa gama de frequências e somar os dois canais.
O resultado é que essa parte do espectro sonoro desaparece.
Quando isto é feito sem um controlo cuidadoso de quais as frequências a eliminar (as da voz, geralmente) o que acontece é que tudo o que está no centro, ou seja, tudo o que se ouve sem diferença entre o canal esquerdo e o canal direito, desaparece também.
Isto significa que na maior parte dos casos os Bombos e os Baixos também desaparecem. Daí que seja importante seleccionar bem, com equalização, as frequências que se pretendem eliminar.
Esses processos para eliminar Voz também costumam deixar vestígios da Voz quando esta foi gravada com algum processamento em Stereo, como Reverb ou Delay. Nesses casos desaparece a voz "seca" e fica todo o Reverb ou Delay que tinha sido aplicado.
Para eliminar uma guitarra (on topic) não vai ser possível obter bons resultados a não ser que o som da mesma esteja no centro. Se estiver um pouco para "o lado" só estou a ver o recurso à equalização, e esse é pouco eficaz para eliminar sons complexos.
EDIT: também podes recorrer a um editor de som com visualização espectral e procurar o espectro sonoro da guitarra, eliminando-o. É muito trabalhoso mas pode ser feito, desde que o som da guitarra a eliminar seja evidente e se destaque o suficiente do resto dos sons que compõem essa música.
This post has been edited by resolectric: 30 September 2010 - 10:30
Posted 30 September 2010 - 10:32
resolectric, on 30 September 2010 - 10:28, said:
O processo consiste em seleccionar o espectro de frequências da voz, inverter a fase de um dos canais nessa gama de frequências e somar os dois canais.
O resultado é que essa parte do espectro sonoro desaparece.
Quando isto é feito sem um controlo cuidadoso de quais as frequências a eliminar (as da voz, geralmente) o que acontece é que tudo o que está no centro, ou seja, tudo o que se ouve sem diferença entre o canal esquerdo e o canal direito, desaparece também.
Isto significa que na maior parte dos casos os Bombos e os Baixos também desaparecem. Daí que seja importante seleccionar bem, com equalização, as frequências que se pretendem eliminar.
Esses processos para eliminar Voz também costumam deixar vestígios da Voz quando esta foi gravada com algum processamento em Stereo, como Reverb ou Delay. Nesses casos desaparece a voz "seca" e fica todo o Reverb ou Delay que tinha sido aplicado.
Para eliminar uma guitarra (on topic) não vai ser possível obter bons resultados a não ser que o som da mesma esteja no centro. Se estiver um pouco para "o lado" só estou a ver o recurso à equalização, e esse é pouco eficaz para eliminar sons complexos.
EDIT: também podes recorrer a um editor de som com visualização espectral e procurar o espectro sonoro da guitarra, eliminando-o. É muito trabalhoso mas pode ser feito, desde que o som da guitarra a eliminar seja evidente e se destaque o suficiente do resto dos sons que compõem essa música.
Precisamente. Estava-me a preparar para escrever isto mas o chefe Resoelectric não falhou.
Posted 30 September 2010 - 10:41
Nikopol, on 30 September 2010 - 10:32, said:
Precisamente. Estava-me a preparar para escrever isto mas o chefe Resoelectric não falhou.
Sem "e"
(é o modelo da minha guitarra principal)
Mas acrescenta detalhes. É um tópico interessante.
E sugere software, se tiveres algumas boas ideias.
Eu, para este tipo de trabalhos de "editing" uso o Adobe Audition desde sempre. Nunca usei outro e sei que existem vários. Só não faço é a mínima ideia de qual será o melhor (se houver melhor).
EDIT: só agora é que li a parte do "chefe"!
Então é sem "e" e sem "chefe"!
eheheheheheh
This post has been edited by resolectric: 30 September 2010 - 10:44
Posted 30 September 2010 - 11:50
Quanto a tentar filtrar as guitarras, parece-me altamente complicado sem destruir completamente o que está por trás. Se se aplicar o processo inverso ao do vocal remover não sobrará praticamente nada.
A minha sugestão é pegar numa tab em guitar pro sacada da net, sacar o midi e passar isso num vsti de bateria e baixo no reaper ou algo do estilo. Com mais ou menos dinheiro no vsti já se fica com uma backing track excelente (definitivamente melhor do que estar a tentar filtrar as guitarras).
Ah, e se tentarem usar o Vocal Remover numa música de Beach Boys, não vai dar em nada.

Help

MultiQuote