Forumúsica: Baixo Fender? - Forumúsica

Jump to content

• (4 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Baixo Fender?

#11 User is offline   AngeR 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 08 February 2010 - 14:50

View PostRich Ratt, on Feb 8 2010, 13:32, said:

os 3 botoes sao iguais
e teoricamente o de tone teria de ser mais pequeno

true! :facepalm:
o pickguard so tem 8 parafusos.
infelizmente para o dono do baixo acho que está visto...
Gear:
Warwick FNA 5, MTD The Heir 5 Fretless e Squier CV Jazz Bass
TecAmp Puma 1000, Bergantino HS210
Boss TU2, Boss OC2, Boss GEB7, Boss AW3, Boss CEB3, Boss ODB3, Morley Wah Pro Series I

#12 User is offline   Aussiephoenix 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 08 February 2010 - 15:13

View Postmustafah, on Feb 8 2010, 13:22, said:

View PostAngeR, on Feb 8 2010, 13:27, said:

a mim também não me parece um badass.
e outra coisa, também não me parece um fender! porquê? porque o neck PU esta bue colado a ponte e mesmo que isso nao sirva grande coisa de referencia, a distancia entre os dois PU's é enorme... pelo menos está-me aqui a parecer.
mas com esta foto não da para ter certeza de nada.

+1
Não me parece fender nem squier, por essas mesmas razões.

Eu tb tive esse feeling, mas ignorei pois durante os anos de fabrico Fender, já houveram posições de pups diferentes, pelo menos 2 (60s e 70s são posições diferentes, que resulta em sons diferentes.

Externamente, não tou a ver possibilidade de identificar o baixo, só mesmo se existir alguma pista no neck pocket, ou por baixo da pickguard, etc.

Qqr das maneiras, quando recebes algo em troca que não consegues identificar, tens que ter em mente que provavelmente te tão a vender gato por lebre.

Posted Image
Frankenstein PMM

#13 User is offline   rukas 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 08 February 2010 - 15:19

No entanto p vezes ha gatos p ai melhores q algumas lebres.
Pode ate ser um baixo montado por varias peças de diferentes baixos, tipo um corpo Maison c um neck Squier e ate electronica alterada, etc.

View PostAussiephoenix, on Feb 8 2010, 14:13, said:

View Postmustafah, on Feb 8 2010, 13:22, said:

View PostAngeR, on Feb 8 2010, 13:27, said:

a mim também não me parece um badass.
e outra coisa, também não me parece um fender! porquê? porque o neck PU esta bue colado a ponte e mesmo que isso nao sirva grande coisa de referencia, a distancia entre os dois PU's é enorme... pelo menos está-me aqui a parecer.
mas com esta foto não da para ter certeza de nada.

+1
Não me parece fender nem squier, por essas mesmas razões.

Eu tb tive esse feeling, mas ignorei pois durante os anos de fabrico Fender, já houveram posições de pups diferentes, pelo menos 2 (60s e 70s são posições diferentes, que resulta em sons diferentes.

Externamente, não tou a ver possibilidade de identificar o baixo, só mesmo se existir alguma pista no neck pocket, ou por baixo da pickguard, etc.

Qqr das maneiras, quando recebes algo em troca que não consegues identificar, tens que ter em mente que provavelmente te tão a vender gato por lebre.

#14 User is offline   Rygen 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 08 February 2010 - 15:42

A qualidade fotográfica é um bcd má, mas estas fotos devem ajudar.
como podem ver não ha numero de série gravado no headstock.

tb ja tinha reparado que o PU está demasiado próximo da ponte o que diferencia dos baixos fender.

À primeira vista pereceu-me este Fender classic '70s jazz bass mas o braço é de outro tipo de madeira e tem aquelas gravuras diferentes.

Por outro lado, já estaria um pouco mais próximo deste Fendes AS Geddy Lee Bass mas as gravuras do braço e a distancia entre a ponte e o PU denunciam.

Recebi um instrumento numa troca. É pesado para caralho e o antigo dono (meu amigo) disse-me q deu 250 euros por ele ha uns anos. parece-me, sim, já ser um baixo antigo, mas o facto da marca estar apagada pode querer ser estratégia de marketing pelo facto de se parecer tanto com um fender, isto é, ao apagar a marca o primeiro dono poderia muito bem vender o instrumento (possivelmente das gamas mais fracas tipo squier) ao preço de um jazz bass da fender.

Será?
"It's what you feel not what you ought to."

#15 User is offline   Ghost_Bass 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 08 February 2010 - 15:55

É banhada! Aquilo não é Fender nem nada do género. O pente é muito diferente (por acaso mais ao estilo Maison...) Não há gravura no neckplate nem serial por detrás do headstock! Para além disso o botão de tone deveria ser mais pequeno, o pickup mais afastado da ponte como já referiram (e até houve quem se desse ao trabalho de contar parafusos... genial, nunca me passou pela ideia! :facepalm: )
Também pelo bocado de verniz que falta da apagadela da marca do headstock dá para ver que não é Fender - não há baixos só com fender no headstock, pelo menos, que eu tenha conhecimento. Têm Jazz Bass escrito à frente do logo e essa área ainda está bem envernizada.

Penso que está provado que é tudo menos Fender por todos os motivos que já apontaram. Agora, falta saber o valor deste baixo para comparares com os montantes que envolveram a troca... Para mim, e pelo estado de conservação do baixo (e sem ouvir o som) acho que isso não vale mais de 75€, sendo muito provavelmente um baixo low-cost! Em quanto avaliarias o objecto que deste para troca?

Uma última ideia: Parece-me que o verniz foi arrancado e não lixado. Tenta ver e jogando com o reflexo da luz se consegues decifrar o logo que lá estava. Como era preto protegeu a madeira por debaixo ao passo que toda a madeira descoberta tem tendência a escurecer um pouco com o tempo. Boa sorte e se encontrares o gajo dá-lhe nas orelhas, lol
Abraço
Yamaha TRB-5PII | Ibanez AEB-10
Genz Benz STL-9.0 | (x2) Fender Rumble 112
Korg Pitchblack | MXR Bass Octave Deluxe | Wren&Cuff Pickle Pie B | 3Leaf Audio Proton | EBS Multicomp

A minha banda: Grooves

#16 User is offline   Rygen 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 08 February 2010 - 16:39

Lol não dá para decifrar o log que lá estava. Já tive a ver baixos Maison e aquele pode muito bem ser um. Na troca não ach que tenha ficado a perder, troquei um nokia 5800 (na altura 360 euros desbloqueado, agora 260 desbloq) pelo baixo e uma guitarra peavey exp raptor.

de qlqr das maneiras vou dar continuidade à ideia base que gerou o enaltecimento daquele instrumento, vou arranjar maneira de juntar um logo Fender naquele headstock e vou tentar vender à music store loool. Não é lá que vendem instrumentos velhos a preço de ouro? i'm gonna be rich!

Obrigado!

This post has been edited by Rygen: 08 February 2010 - 16:40

"It's what you feel not what you ought to."

#17 User is offline   Rich Ratt 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 08 February 2010 - 17:11

lol... tas tao enganado man

(langostino @ Aug 7 2009, 11:45) *
È uma questao de habituação e a minha miuda(patroa) diz que prefere com o preto!

Posted Image
Posted Image

#18 User is offline   AngeR 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 08 February 2010 - 17:51

o routing no bridge PU é um bocado estranho... ou tens 2 neck PU's? o PU da ponte é sempre maior um bocadinho do que o do braço.
eu se fosse a ti lixava esse braço todo, envernizava outra vez, revia a parte electrica toda, arranjava uns covers pos PU's (pelo menos po da ponte) e arranja uma ponte para isso (daquelas baratinhas) e quem sabe ate fica a soar bem.

sou novo nestas andanças de Jazz Bass mas percebi algumas coisas... :facepalm:
os Jazz de 70's tem o PU mais recuado mas nem tanto... pode ser que com o PU tao recuado ate se consiga sacar um som fixe. :psycho2:

boa sorte com isso e se conseguires fazer alguma coisa dai mostra ao pessoal!
Gear:
Warwick FNA 5, MTD The Heir 5 Fretless e Squier CV Jazz Bass
TecAmp Puma 1000, Bergantino HS210
Boss TU2, Boss OC2, Boss GEB7, Boss AW3, Boss CEB3, Boss ODB3, Morley Wah Pro Series I

#19 User is offline   -Goncalves- 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 08 February 2010 - 18:53

Pode ser golpe de vista mas, para além do que já foi apontado, dá a ideia que que o contorno do corpo é um bocado 'offset' demais. :psycho2:

Acho que é unânime que o baixo é uma réplica. Mas encontras alguma referência ao país de fabrico? Volta e meia, imagina, até pode ser alguma coisa feita numa fábrica japonesa na era dos 'lawsuite'. Se fosse esse o caso, com um bocadinho de amor e compreensão, davas-lhe um jeitinho e até ficavas com um baixo porreiro. Mas continuava a não valer um centavo :facepalm:

Bottom line: o baixo tem alguma referência em relação ao país de fabrico?

#20 User is offline   mustafah 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 08 February 2010 - 18:56

View PostAngeR, on Feb 8 2010, 17:51, said:

o routing no bridge PU é um bocado estranho... ou tens 2 neck PU's? o PU da ponte é sempre maior um bocadinho do que o do braço.
eu se fosse a ti lixava esse braço todo, envernizava outra vez, revia a parte electrica toda, arranjava uns covers pos PU's (pelo menos po da ponte) e arranja uma ponte para isso (daquelas baratinhas) e quem sabe ate fica a soar bem.

sou novo nestas andanças de Jazz Bass mas percebi algumas coisas... :facepalm:
os Jazz de 70's tem o PU mais recuado mas nem tanto... pode ser que com o PU tao recuado ate se consiga sacar um som fixe. :psycho2:

boa sorte com isso e se conseguires fazer alguma coisa dai mostra ao pessoal!

Eu acho é que os pickups estão ao contrario, lol. O da ponte no lugar do braço e vice-versa, parece-me que tem imenso espaço no da ponte.
I play bass not treble!

Share this topic:

• (4 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users