Forumúsica: Posição dos dedos - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Posição dos dedos Rate Topic: -----

#1 User is offline   halberd 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 06 February 2010 - 15:47

Boas pessoal,

Tou a tentar aprender piano em casa e tou mesmo empenhado em treinar muito e progredir rapidamente, gostava de alcançar uma boa tecnica que me permitisse tocar cenas mais complexas.

Ate agora o que tenho visto na internet tem esclarecido as minhas duvidas todas excepto num aspecto: a posição dos dedos. Por exemplo num video do youtube o tipo aconselhava pôr os dedos mais acima no teclado, para tocar as teclas brancas por baixo do nível das teclas pretas, mas isto era o que (pareceu-me a mim) ele aconselhava a "iniciantes", visto que noutras situações ele punha os dedos nas teclas brancas mais acima ainda, mesmo entre as teclas pretas, o que suponho eu deve ser mais fácil quando e preciso tocar musicas com um grande numero de teclas pretas a alta velocidade.

Gostava de perguntar aos pianistas profissionais deste site qual é a boa técnica para os dedos, aquela que vocês usam. Não me importo que seja mais difícil de treinar porque estou empenhado em agarrar bem a técnica desde já.
No time spent playing the guitar is wasted time - Mark Morton

#2 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 06 February 2010 - 16:17

Eu não sou pianista profissional, mas vou tentar ajudar.

É bastante mais difícil tocares as teclas brancas ao mesmo nível das pretas, torna-se necessário fazer muita força. As teclas brancas são para ser tocadas na zona maior e mais larga, no geral. Se praticares um pouco a escala cromática vais ver que não há necessidade de as tocar noutro sítio.

A excepção é quando fazes alguns acordes, em que pode dar mais jeito tocar as teclas brancas mais acima. Isto acontece com os três dedos do meio, principalmente.

Resumindo: toca na parte mais "leve" das teclas, a não ser quando te vires "forçado" a tocar mais acima. É uma coisa natural, não te preocupes muito com isso.

Tem atenção é com os hábitos de tocar duas teclas seguidas com o mesmo dedo e treina a passagem do dedo 3 para o 1 (movimento ascendente) e do 1 para o 3 (movimento descendente). Não que eu seja grande exemplo de técnica ou de grande empenho no estudo, mas toco há vários anos e ainda não consigo fazer com que não se note a passagem o 3 para o 1 quando toco rápido e sem o sustain.

Ah, o disclaimer do costume: isto é só a minha opinião, não sou profissional nem tenho o conservatório. Boa sorte. :facepalm:

#3 User is offline   halberd 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 12 February 2010 - 13:13

Obrigado pela dica, tem-me ajudado a fazer progressos.
No time spent playing the guitar is wasted time - Mark Morton

#4 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 12 February 2010 - 13:35

View Posthalberd, on Feb 12 2010, 12:13, said:

Obrigado pela dica, tem-me ajudado a fazer progressos.

De nada. Se quiseres saber mais alguma coisa e eu puder ajudar, estás à vontade. :facepalm:

#5 User is offline   CSurgy 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 12 February 2010 - 18:37

e treina SEMPRE as 2 mãos... há uma tendência natural para, autodidacticamente, se treinar mais a mão direita e depois a esquerda vai ficando um "trambolho"... :facepalm:
Sabes como é... sou ignorante mas gosto de escrever...

http://www.myspace.com/kalkitosband

Fender Precision '72 - EKO BX7 '82
Trace Elliot GP12smx - Trace Elliot 1028 - Rockson RO 115 Box
Marshall Supa Wha '71 - EHX Bass Big Muff - Boss SX700

#6 User is offline   HPA 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 12 February 2010 - 18:39

View PostCSurgy, on Feb 12 2010, 17:37, said:

e treina SEMPRE as 2 mãos... há uma tendência natural para, autodidacticamente, se treinar mais a mão direita e depois a esquerda vai ficando um "trambolho"... :facepalm:

O CSurgy tem toda a razão, é um bom conselho.
Uma professora minha disse-me uma vez que mesmo quando se começa a ler uma peça se deve começar logo com as mãos juntas, mesmo que muito devagar.

Abraço.
MySpace da minha banda:Urbansound project

#7 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 12 February 2010 - 18:47

Sim, a afirmação dessa professora é frequente entre os professores e a malta que toca piano; faz todo o sentido.

#8 User is offline   Noxius 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 13 February 2010 - 14:07

Uma coisa que faço às vezes é trocar as mãos, fazer a parte da direita com a esquerda e vice-versa.

#9 User is offline   Dizzyoval 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 04 April 2010 - 20:56

View PostNoxius, on Feb 13 2010, 14:07, said:

Uma coisa que faço às vezes é trocar as mãos, fazer a parte da direita com a esquerda e vice-versa.

eu ate costumo tocar primeiro sempre a mao esquerda pois tenho mais dificuldade com a mão esquerda e assim trabalho para combater isso

existe algum exercicio para ganhar mais flexibilidade nos dedos, ou seja, conseguir usa-los melhor e com menos esforço

#10 User is offline   joaoduarte 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 17 April 2010 - 19:40

View PostCSurgy, on Feb 12 2010, 17:37, said:

Eu não sou pianista, desde pequeno que aprendi orgão. Os profs que tive (até nem foram muitos portanto a estatística não é boa) sempre me mandavam aprender primeiro uma só mão, normalmente a direita. Por isso é que hoje em dia a minha mão esquerda é um "trambolho" (não completamente, mas muito mais do que devia). Portanto segue esta sugestão de treinar sempre as duas.

View PostDizzyoval, on Apr 4 2010, 19:56, said:

existe algum exercicio para ganhar mais flexibilidade nos dedos, ou seja, conseguir usa-los melhor e com menos esforço

Tocar muito e todos os dias, acho que é a solução.

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users